quarta-feira, 13 de março de 2013

Poluição e Degradação Ambiental [Biologia]

Poluição: Alterações ambientais negativas causadas por poluentes.

Principais Poluentes Atmosféricos:
*Monóxido de carbono: Gás incolor, inodoro, mais leve que o ar, produzido pela queima incompleta de matéria orgânica. É capaz de combinar-se com a hemoglobina do sangue, impedindo o transporte de oxigênio.

*Dióxido de enxofre:  Formado principalmente pela ação industrial. Pode combinar-se com o vapor de água das nuvens e formar chuvas ácidas.

*Metano: Produzido durante a decomposição da matéria orgânica e na atividade metabólica animal. É um dos gases responsáveis pelo aumento da temperatura global.
_______________//__________________________//____________________________//______

*Acúmulo de poluentes na cadeia alimentar: Substâncias nocivas como agrotóxicos, radiação e outros poluentes são absorvidos principalmente pelos produtores, e, transferidas para todos os níveis tróficos em cadeia, assim como ocorrem com a energia.

*Eutroficação: O acúmulo de matéria orgânica em rios, lagos e lagoas favorece o desenvolvimento de Algas, que alimentam-se de resíduos. As algas podem se multiplicar em excesso, causando a morte de peixes e outros seres. Fenômeno popularmente conhecido como MARÉ VERMELHA.

*Contaminação: São vários poluentes que podem afetar o solo ou a água.
- Mercúrio
- Lixo (doméstico, hospitalar, industrial)
- Chorume
- DDT (agrotóxico)
- Resíduos Nucleares

fonte: Aulas de Biologia, Professor Leandro Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário