terça-feira, 11 de junho de 2013

Povos Africanos; [HISTÓRIA]

1. características:
- diversidade cultural
- diversidade política (reinos organizados politicamente; fragmentação política)
- comércio


  • variadas notas comerciais
  • prática do escravismo interno (cultural, econômico)
2. religião
- expansão do islamismo ao norte
- práticas diversificadas no centro-sul

3. expansão europeia
- séc XV: expedições pelo litoral
  • início da escravidão moderna
- séc XVIII e XIX: neocolonialismo europeu
  • expedições religiosas e científicas
  • economia europeia
  • imperialismo
4. reinos
- Mali
- Congo 
- Gana

O continente africano dividido basicamente em:
Setentrional= Norte (desertos)                            Subsaariana= sul (reinos)

O Preconceito (estereótipo) contra os africanos:
Considerados sem racionalidade (animalescos), e incapazes de gerar culturas. Coisas que estavam completamente erradas deste ponto de vista.

Os povos africanos abrigam uma variedade de culturas, produção econômica e artística além de  várias religiões e organizações políticas. A principal economia era a agricultura e a pecuária, ou agropecuária. Outro comércio importante eram as atividades artesanais (técnicas de cerâmica; tecelagem; carpintaria; metalurgia, entre outros).
Desenvolvimento: Trocas culturais e comerciais entre as regiões africanas e fora do continente.
Produtos de comércio de longe: Sal, ouro, cobre, marfim, trigo...

Reinos ou Impérios Subsaarianos:
1. reino de Gana ( grande quantidade de ouro existente) . Principal fornecedor de ouro para os europeus árabes. Comercializavam ouro em trocas, por Sal. As quantidades de ouro eram expressivas à quantidade de sal. A riqueza de Gana atraiu outros povos africanos. No século XII guerreiros do Mali invadiram e conquistaram as terras de Kumbi Saleh (Gana)

2. reino de Mali (caracterizado por possuir várias etnias). Praticavam os plantios de algodão e amendoim. O mansa Mussa converteu ao Islamismo e elaborou uma poderosa expedição.

3. reino do Congo (Foi formado pelos bantos). Foi neste reino que os portugueses tiveram os primeiros contatos com os povos africanos. Por meio das grandes embarcações no século XV os portugueses fizeram expedições pelo litoral africano. Começa aí a escravidão moderna. No princípio do contato entre portugueses e congoleses aparentavam ser relações amistosas e parcerias comerciais, o que na verdade não eram. Os Portugueses faziam trocas, e acreditavam ser os colonizadores das terras africanas (Congo). Se apoderaram das terras congolesas. O Congo converteu ao catolicismo e deu o nome de São Salvador à capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário