segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Reinos germânicos e Império Carolíngio [HISTÓRIA] 14

1. Antecedentes
- queda do Império Romano do Ocidente (476)
. migrações
. invasões

2. Reino dos Francos
. reinos ------- merovíngio
      \---------- carolíngio

3. Carlos Magno: imperador do ocidente (800)
- Igreja: território de São Pedro
. "beneficium"

- Renascimento Carolíngio
- 843: tratado de Verdum
. divisão do império
- invasões bárbaras
- descentização administrativa (Marcas, Condados, Ducados).
- ruralização da sociedade.
- consolidação do feudalismo.

RESUMO:
Império Romano começa a se defender. Construção de fortalezas e grande muralhas de proteção. Retrai-se. Ameaças estrangeiras. Se divide em duas partes (ocidente e oriente). Pressões bárbaras e em 476 Roma é invadida.
Europa ocidental: diversos reinos germânicos surgem. Se estabelecem. Germânicos eram os principais dos diversos povos. Novos hábitos, idiomas. Idade Média Europeia pode ser representada por um triângulo.(veja abaixo):
Francos: o mais importante dos grupos germânicos, por assimilarem características romanas, por exemplo: religião. Se converteram ao cristianismo. Organização política é um outro ponto importante. Laço de fidelidade entre o comandante e os comandados (retribuição). Francos, Cristão lutam contra não cristãos, assim terão apoio da Igreja, se fortalecendo cada vez mais. Favores eram importantes. benefícios (beneficium). Em troca do apoio político da igreja, os Francos a beneficiavam- na com terras, assim  fazendo com que a Igreja enriqueça e se fortaleça. Recompensa. Resta o Vaticano - como "terra" principal da Igreja.
Idade Média Ocidental (3 características principais):

  1. Engenharia, artes, direitos ,leis...
  2. Povos germânicos, culturas
  3. Consolidação da Igreja
Coexistência dos povos: Assimilação de culturas. Fácil ou dificilmente . Economia flui melhor. Francos adotam características romanas.

-religião (cristianismo): fortalece a Igreja cada vez mais, junto com os Francos.

Papa saía de cargos políticos. Envolvidos em escândalos. Nobres => viram papas. Carlos Magno (maior líder) "salvou" o papa, pois em 799 invade Roma com suas tropas e repõe o Papa. Magno é coroado o Imperador do Ocidente, pelo Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário