quinta-feira, 16 de maio de 2013

IMPÉRIO ROMANO [HISTÓRIA] Parte 1 e 2

IMPÉRIO ROMANO
- Cristianismo

  • nova perspectiva (fé, liberdade)
  • perseguições religiosas
- 313: édito de Milão (Constantino)

  • liberdade religiosa
- 394: édito de tessalônia (Teodósio)

  • conversão oficial
Constantinopla (oriente), Roma (ocidente)

- Principado de Caio Otávio

  • . Organização do Estado

- Séc. III : crise do Império

  • .Fim da expansão romana
  • . invasões e migrações bárbaras

- Transformações sociais e políticas

  • diminuição das importações
  • crise do escravismo
  • novas relações de trabalho :
  1. colonato
  2. patrocínio
- 395: divisão do Império (Teodósio)

  • Roma: Império Romano do Ocidente
  • Constantinopla: Império Romano do Oriente (Bizantino)
- 476: queda de Roma. Fim do Império Romano do Ocidente

Império [Processo e Explicação]: Parte 1
O longo processo de apogeu e  declínio de Roma. Otávio tornou-se governante supremo de Roma, um verdadeiro rei (embora não tenha assumindo esse título). Otávio permitiu que o Senado continuas se existindo na aparência. Durante seu governo ele realizou uma série  de reformas. A partir das medidas adotadas por Otávio, o Império viveu um período de paz (Pax Romana). Esse período reuniu governo de vários imperadores (4 dinastias) = Julio-Claudius; Flávios; Antoninos; Severos. Durante os dois primeiros séculos do Império desenvolvia-se intensamente atividade comercial, impulsionados por uma moeda comum. Com a desaceleração do plano social e a interrupção das conquistas ao longo do tempo, houve uma redução de escravos romanos. Muitos senhores de engenho passaram a adotar um novo sistema em relação   a escravidão. Nas áreas rurais alguns escravos eram libertados e se transformavam em colonos, com uma série de obrigações a cumprir.
Alguns desses antigos escravos, ficaram ricos e tornaram-se cidadãos comuns romanos. Poderiam ter relação com o governo.
Para custear os gastos públicos a carga tributária foi ampliada, tornando-se pesada diante o enfraquecimento da economia. A crise se agravou quando romanos lutaram contra os bárbaros (o problema é que muito desses bárbaros estavam dentro do exército romano, como mercenários). Além disso disputas internas entre chefes e militares gerou indisciplina e desestrutura no comando.

Parte 2:
Caio Otávio: Valoriza os cultos religiosos. Os Romanos eram tolerantes religiosos. Caio recebe o título de príncipe por fortalecer a república. Poder vitalício. Poder hereditário. Caio é considerado o 1ª imperador romano. Recebe um título de enviado dos Deuses. A partir de César, todos os governantes Romanos seriam chamados de césares. Incorporaram "AUGUSTO"  passa a ser Otávio Augusto. Idolatrado. Principado=> transição da republica para o império  Governantes são equiparados aos deuses. Conquista de vários lugares. Momentos de grande expansão é tão grande que o mar mediterrâneo passa a ficar "dentro"  a pertencer à eles. Mare Nostrum. No séc. III o império para de crescer. Cada vez maior trabalho escravo, e menos assalariado, gerando crise social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário