terça-feira, 28 de maio de 2013

O CERRADO E SEUS ASPECTOS [GEOGRAFIA]

CARACTERÍSTICAS NATURAIS:

Clima: o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca. O clima Predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25°C, podendo chegar a marcações de até 40°C na primavera. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10°C ou até menos, nos meses de maio, junho e julho.

Vegetação: A vegetação, em sua maior parte, é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água - disponível nos solos do cerrado abaixo de 2 metros de profundidade, mesmo durante a estação seca do inverno. Durante os meses quentes de verão, quando as chuvas se concentram e os dias são mais longos, tudo ali é muito verde. No inverno, ao contrário, o capim amarelece e seca; quase todas as árvores e arbustos, por sua vez, trocam a folhagem senescente por outra totalmente nova.

RelevoOs pontos mais elevados do Cerrado estão na cadeia que passa por Goiás em direção sudeste-nordeste. O relevo é um tanto acidentado, com poucas áreas planas. Nos morros mais altos são encontrados pedregulhos, argila com inclusões de pedras e camadas de areia. Há estruturas do solo bem degradadas, devido às atividades agrícolas e pastagens, inclusive o chamado reflorestamento com Eucalyptus na década de 1960.

Hidrografia: Deficiência hídrica, que ocorre devido à má distribuição das chuvas, à intensa evapotranspiração e às características dos solos que apresentam baixa capacidade de retenção de água e alta velocidade de infiltração.

LOCALIZAÇÃO:

Localizado basicamente no Planalto Central do Brasil e uma pequena porção representada no Sul do Brasil, estado do Paraná, município de Jaguariaíva. O cerrado é o segundo maior bioma do País, superado apenas pela Floresta Amazônica. O bioma é caracterizado por tipos específicos de vegetação, como a caatinga, o cerrado entre outros. É cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, com índices pluviométricos regulares que lhe propiciam biodiversidade.
Ocupa uma área superior a 2 milhões de km², cerca de 23% do território brasileiro, abrangendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Piauí, o Distrito Federal, Tocantins e parte dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná e Rondônia. Ocorre também em outras áreas nos estados de Roraima. Ocorre também em outras áreas nos estados de Roraima, Pará, Amapá e Amazonas.
OCUPAÇÃO HUMANA:
O processo de ocupação do Cerrado sofreu grande intensificação após a década de 1950 com os governos militares mas este processo teve seu início muito antes dos exploradores portugueses em 1500. Com base em estudos arqueológicos realizados em áreas do Cerrado, que contaram com escavações realizadas próximo ao Parque Nacional das Emas no município de Serranópolis, Barbosa (2002) afirma que o Planalto Central Brasileiro, área onde se encontra o Bioma Cerrado, foi ocupado e explorado de forma mais duradoura por populações de caçadores e coletores que constituí a Tradição Itaparica, a cerca de 11.000 A. P.
IMPACTOS AMBIENTAIS:
O Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra). A erosão causada pela atividade mineradora tem sido tão intensa que, em alguns casos, chegou até mesmo a impossibilitar a própria extração do ouro rio abaixo. Nos últimos anos, contudo, a expansão da agricultura e da pecuária representa o maior fator de risco para o Cerrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário