terça-feira, 2 de abril de 2013

[Gramática] Origem e evolução da língua portuguesa

Língua Portuguesa no mundo:
1 - Portugal; 2 - Cabo Verde; 3 - Guiné- Bissau; 4- S.Tomé e Príncipe; 5- Moçambique; 6- Angola; 7- Brasil; 8- Timor Leste; 9-Goa; 10- Macau; 11-Diu; 12-Índia; 13-  China; 14- Indonesia; e 15-Arquipélago de Açores.

As línguas românicas:

No século III a.C romanos invadem a península Ibérica.
Séc. V d.C -povos bárbaros (germânicos) invadem e conquistam a península.


Latim vulgar => falado apenas, e utilizado só pelo povo

Latim clássico => falado e escrito.

Romanço ou romance-falar à maneira dos romanos

século VIII- acontece a invasão árabe.
surgimento das  línguas românicas ou neolatinas(novas línguas latinas-neo, novo)

Línguas neolatinas ===>> Português, espanhol, francês, provençal, ladino ou rético, italiano e romeno.


Fases da língua portuguesa:
PRÉ-HISTÓRICA: estende-se das origens da língua ao século IX, quando surgem os primeiros documentos latino-portugueses. Dentro desse período temos o que se chamou de romance lusitânico. Romances são modificações regionais do latim que deram origem às línguas românicas como o português, o espanhol, o italiano e o francês, entre outras. Ausência de documentação.

PROTO-HISTÓRICA: do século IX ao século XII. Surge a língua falada – o dialeto galego-português. Os textos eram redigidos em latim bárbaro, com expessões do romanço.

HISTÓRICA: do século XII aos nossos dias. Subdivide-se em:

Período arcaico: do século XII ao século XVI. FASE DE CONSTRUÇÃO, NECESSITAVA DE ORGANIZAÇÃO GRAMATICAL.

O primeiro documento data de 1189. No século XII surge a “Cantiga da Ribeirinha”, primeiro texto redigido inteiramente em português. Em 1290, D.Dinis, o Rei Trovador, funda, em Coimbra, a primeira universidade e torna obrigatório o uso da língua portuguesa.
Entre os séculos XIV e XVI, quando Portugal estabelece um império ultramarino, a língua portuguesa espalha-se por várias regiões da África, Ásia e América e sofre influências locais. Dessa época estão presentes na língua atual palavras como jangada (de origem malaia) e chá (de origem chinesa). A língua portuguesa torna-se mais maleável e complexa com o aumento do número de italianismos e de palavras eruditas de origem grega durante o Renascimento.

Período moderno: do século XVI até hoje. SURGIMENTO DAS PRIMEIRAS GRAMáTICAS: FERNÃO DE OLIVEIRA E JOÃO DE BARROS [1536;1540].

É marcado por movimentos como o Renascimento literário, a publicação das primeiras gramáticas (1536 e 1540) e a publicação de “Os Lusíadas”, de Camões (1572).
No século XVI, com o aparecimento das primeiras gramáticas que definem a morfologia e a sintaxe, a língua portuguesa entra na sua fase moderna. Em 1572, “Os Lusíadas”, de Camões, apresenta uma língua muito próxima da atual, tanto na morfologia quanto na estrutura das frases. A partir daí, a língua sofre apenas pequenas mudanças. No período em que Portugal estava sob o domínio da Espanha (1580 a 1640), palavras castelhanas foram absorvidas, como bobo e granizo. A influência francesa durante o século XVIII, sentida principalmente em Portugal, fez com que o português falado na metrópole se afastasse consideravelmente do português falado nas colônias.
Nos séculos XIX e XX, o vocabulário português recebe novas contribuições: surgem termos de origem greco-latina para designar os avanços tecnológicos da época, como automóvel e televisão, e termos técnicos em inglês utilizados em setores como a informática (software) e as ciências médicas (check-up). O grande volume de novos termos determina a criação de uma comissão composta por representantes dos países de língua portuguesa, em 1990, com a finalidade de uniformizar o vocabulário técnico e evitar o agravamento do fenômeno de introdução de termos diferentes para designar o mesmo objeto.


A geografia da língua portuguesa:

1 - Portugal; 2 - Cabo Verde; 3 - Guiné- Bissau; 4- S.Tomé e Príncipe; 5- Moçambique; 6- Angola; 7- Brasil; 8- Timor Leste; 9-Goa; 10- Macau; 11-Diu; 12-Índia; 13-  China; 14- Indonesia; e 15-Arquipélago de Açores.

CPLP=> Comunidade dos países de língua portuguesa
Criado em 1996. Em 2002  Timor Leste passou a integrar  a CPLP.

Léxico:  Conjunto de palavras que formam a língua de uma comunidade linguística.
Vocabulário: Conjunto de palavras incluídas no léxico, utilizdas pelos falantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário