domingo, 1 de março de 2015

[HISTÓRIA] Revolução Russa

A Revolução Russa de 1917


A Família Dinástica Romanov

Causas:



  • Atraso político e econômico em relação a Europa Ocidental;
  • Guerra da Criméia (1854 - 1855)
  • Abolição da Servidão
  • Industrialização por meio de polos
  • Espansionismo e Pan-eslavismo
  • Guerra contra o Japão (1904 - 1905)
  • Revolução de 1905
O esquema político do mundo estava em torno de uma República Democrática, e o esquema político da Russia uma Monarquia Absolutista, isso agravava um atraso político e econômico em relação a toda Europa. 

Com a derrota da Russia para o Japão ocorre o aumento da inflação, do desemprego, e das manifestações contra o Czar, que são severamente reprimidas.

Em uma dessas manifestações, manifestantes pacíficos marcharam até o Palácio de Inverno na cidade de São Petesburgo para apresentar uma petição ao Czar Nicolau II, e acabaram sendo baleados pela guarda imperial. Este episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.

As fases da revolução:



  1. 1ª Fase: Revolução de Fevereiro de 1917; liderada pela burguesia - Mencheviques - comandada por Kerenski. Derrubada do Czar Nicolau II e estabelecimento de uma República Liberal.
  2. 2ª Fase: Revolução de Outubro de 1917; liderada por Lênin - Bolcheviques. Derrubada do governo provisório apoiado pelos partidos socialistas moderados, impondo o governo socialista soviético. Foi uma fase Radical que início à uma Guerra civil.
Teses de Abril: " Paz, terra e pão: todo poder aos Sovietes". Outubro de 1917.

Lênin defendia a implantação do socialismo, dos bens partilhados, através de um processo revolucionário.
Trótski defendia uma revolução permanente, que se daria através de um processo natural.
Stálin defendia o "socialismo num só país", regime totalitário de esquerda. Este que assume o poder após a morte de Vladimir Lênin. 


O que foi a NEP?

Foi a política econômica seguida na União Soviética. passou pela re-entrega das pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, tentando assim desesperadamente fazer a nascente União Soviética sair da grave crise em que se achava mergulhada. A Nova Política Econômica (NEP) recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética. Desta forma, o PC russo e o governo dos sovietes pretendiam reconstruir a economia russa devastada pela invasão estrangeira e pela resistência das classes proprietárias a perda de seus incomensuráveis privilégios. A NEP, segundo Lenin, consistia num recuo tático, caracterizado pelo restabelecimento da livre iniciativa e da pequena propriedade privada, admitindo o apoio de financiamentos estrangeiros. Lenin teria dito: "Um passo atrás para dar dois à frente".


Fonte: Professor Jota, História Global Brasil e Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário